Criada em 1997, a Balangandança Cia. dirigida por Georgia Lengos, une arte e educação para discutir a linguagem corporal da criança com trabalhos originais.
Com o objetivo de abordar a linguagem corporal da criança, a companhia vem desenvolvendo a linguagem de dança contemporânea dirigida a elas, respeitando-as como espectadores criativos e participativos.
A Balangandança Cia. tem como foco central oferecer às crianças a possibilidade de apreciar espetáculos de dança de qualidade, resgatando a ludicidade e a criatividade do corpo. Para isso, apoia a pesquisa no cotidiano lúdico infantil, nas danças populares brasileiras e na investigação da relação entre composição coreográfica e improvisação. É assim que o material fruto da investigação criativa e da pesquisa de linguagem cênica, embasados nos princípios da educação somática e das técnicas de consciência corporal, fundamentam igualmente as práticas educacionais no ensino da Dança desenvolvidos pela Cia.
No decorrer destes 17 anos, a Cia. difundi seu trabalho em âmbito nacional, alcançando públicos das mais variadas classes sociais e faixas etárias por meio de: apresentações de seu repertório, realização de oficinas para crianças e educadores, mesas de debates, seminários, publicações, participação em Mostras, Congressos e Festivais Nacionais e Internacionais. Ao mesmo tempo, a Balangandança Cia. tem inaugurado programações de dança para criança, estimulando a reflexão sobre o assunto, gerando movimentos e novos projetos, reunindo profissionais afins e estabelecendo parcerias duradouras com diversas instituições públicas e privadas das áreas de Cultura e Educação.
No âmbito da formação e ensino de dança, a Balangandança Cia. desenvolve estratégias para o ensino da dança contemporânea para crianças relacionando suas práticas corporais e seus processos criativos. Dessa junção, sistematiza propostas de instrumentalização (capacitação) para profissionais, com o intuito de que possam desenvolver seus trabalhos com uma abordagem criativa e construtiva da dança, conectada com o mundo em que vivemos, reconhecendo a participação da criança enquanto sujeito de seu percurso.
Prêmios da Companhia:
Estímulo à Dança 2000, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por “Roda pé”.
EnCena Brasil 2001, da Secretaria da Música e Artes Cênicas (Ministério da Cultura do Governo Federal) e Funarte, por”Rodapé”.
Estímulo à Dança 2003, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por “Entranças”.
Rumos Dança 2004, pelo vídeo-dança “Pé de moleque”, baseado em “Roda pé”.
Estímulo à Dança 2005 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por “O tal do quintal – brincadeiras, medos e sonhos”.
Prêmio Funarte Petrobras de Fomento à Dança, do Ministério da Cultura, por “O tal do quintal – brincadeiras, medos e sonhos”.
Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) 2006, categoria inédita: Dança para crianças para “O tal do quintal – brincadeiras, medos e sonhos”.
Circulação Nacional. Caravana Funarte Petrobras- Dança 2006, pelo projeto “Giro”.
Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2006, pelo projeto “Põe o dedo aqui!”
Programa Municipal de Fomento à Dança 2006, pelo projeto “Balangandança, 1, 2,3 e…já!”, realizado em comemoração aos dez anos da companhia.
Circuito Cultural Paulista 2007, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com “O tal do quintal – brincadeiras, medos e sonhos”.
Programa de Ação Cultural/PAC 2008, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com “O tal do quintal – brincadeiras, medos e sonhos”.
Programa Municipal de Fomento à Dança 2008, pelo projeto “Balanço, de trás para frente”.
Prêmio Funarte Klauss Viana 2009. Projeto “Dança em Jogo”.
Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) 2010, categoria: Melhor iniciativa em Dança pelo projeto Dança para crianas realizado em parceria com o Núcleo Educativo do Itaú Cultural e “Balangandança Cia”.
10º Programa Municipal de Fomento à Dança 2011, pelo projeto “Gira Gira. Balangandança em movimento”.
Programa de Ação Cultural (PROAC) Secretaria de Estado da Cultura. Difusão e Circulação de Espetáculo de Dança, 2011 – Balangandança Cia. Espetáculo “Brincos e Folias”.
12º Programa Municipal de Fomento à Dança – 2012, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, pelo projeto “Álbum de figurinhas” – danças para colecionar”.
Prêmio Rumos Dança, categoria Dança para Crianças. Itaú Cultural, 2012-2014. Balanganndaça Cia. com o projeto “Ninhos” – Performance para Grandes Pequenos.
15º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2013, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, pelo projeto “Ninhos”.
Programa de Ação Cultural (PROAC) Secretaria de Estado da Cultura. Difusão e Circulação de Espetáculo de Dança, 2013 – Balangandança Cia. Espetáculo “álbum dAs Figurinhas”.
18º Programa Municipal de Fomento à Dança – 2015, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, pelo projeto “Cabeceiras – onde nascem os rios e repousam as cabeças”.
21º Programa Municipal de Fomento à Dança – 2017, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, pelo projeto “PRESENTE ! vaivém do tempo”.
Mostras, Festivais e Programações:
* 7Th DaCi – Dance and the child international – Conference. Kuópio, Finlândia. 1997.
New Trends in Dance Teaching. Universidade Técnica de Lisboa. 1998.
Mostra Internacional Sesc de Dança. São Paulo, São Paulo. 2001.
9th DaCi – Dance and the child international – Conference. Salvador, Bahia. 2003.
8º Festival de Dança de Recife. Prefeitura do Recife. 2003.
10th DaCi – Dance and the child international – Conference. Den Haag, Holanda. 2006
Festival Internacional de Novadança. Brasília, Distrito Federal. 2005.
Mostra Dança Criança. Rio de de Janeiro, Rio de Janeiro. 2005.
Mostra de Artes Cênicas para Crianças, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2005
Palco Giratório. Sesc Nacional. Porto Alegre. 2008
Festival Internacional de Dança / FID. Belo Horizonte. 2008 e 2009
Programa “Dança para Crianças”. Realização Itaú Cultural. Setor Educativo. 2010.
Festival Internacional Panorama / Panoraminha RJ. 2010.
Inauguração SESC Belenzinho / São Paulo. 2010
Festival Internacional Escena 1. Santiago. Chile. Junho de 2011.
Bienal Internacional de Dança. Sesc Santos. Outubro de 2011.
Inauguração SESC Sorocaba / Sorocaba/SP. Setembro de 2012.
Bienal Sesc de Dança – Santos. Setembro de 2013.
7º Festival Internacional Paidéia de Teatro. São Paulo/SP. Setembro de 2013.
7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea. Florianópolis/SC. Maio de 2014.
17º Festival Dança e Movimento – Espaço Cultural Pés no Chão. Setembro de 2014.
VIII Mostra do Fomento à Dança. São Paulo. Setembro de 2014.
9ª Bienal SESC de Dança. Campinas/SP. Setembro de 2015.
Dança Rima com Criança. SESC São Carlos/SP. Setembro de 2015.
11º Festival Palco Giratório – Porto Alegre/RS. Maio de 2016.
Integrantes
Georgia Lengos
Graduada pela Faculdade de Dança da UNICAMP, desenvolve trabalhos com dança contemporânea e educação desde 1989, integrando e concebendo projetos premiados. Criou e dirige a “Balangandança Cia”. Ministra cursos para crianças, adolescentes e capacitação de professores/educadores. Foi colaboradora do Estúdio Nova Dança desde sua criação ministrando aulas de improvisação e composição. Desde 2000 integra a Cia Oito Nova Dança e é professora de Dança curricular do Ensino Fundamental II do Colégio Oswald de Andrade.
Dafne Sense Michellepis
Graduada pela Faculdade de Dança da UNICAMP. Integra a Balangandança Cia. desde sua formação em 1997. Participou de Congressos Internacionais de Dança e Educação (Daci international) na Austrália, Finlândia, Portugal e Holanda. Desde 2004 ministra aulas de dança na Escola Viva – SP, bem como participa de cursos de formação para professores e eventos diversos.
Coré Valente
Graduado em Dança/ UNICAMP e Tecnologia/ UNESP. Bailarino, músico, professor, regente de coral e gestor cultural, integra a “Balangandança Cia.” desde 1998.Trabalha como professor de circo e música na escola Freinet Curumim/Campinas e ministra formação em educação formal e social pelo Brasil. Trabalhou como gestor cultural na Prefeitura de Campinas, no projeto de Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo e Guarulhos e na ONG Grupo Primavera de Campinas.
Alexandre Medeiros
Mestre em Comunicação e Semiótica, 2009, e bacharel com habilitação em teatro e dança pelo curso Comunicação das Artes do Corpo, 2003, ambos pela PUC/SP. Licenciado em Teatro pela Mozarteum em 2010. Desde 2000 atua também com a linguagem artística de palhaço; com teatro de bonecos desde 2006. Faz parte do núcleo artístico da Balangandança Cia. Lecionou aulas de teatro na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA/SP) de 2012 a 2016.
Alan Scherk
Graduando do curso Dança da Universidade Anhembi-Morumbi, ingressou na Balangandança Cia. no Projeto Balanço em 2009. Formado na arte marcial Tayiando. Integrou as Cias: Célia Gouveia, KeyzetaCia, Coletivo de solos, Taanteatro, Cia dos Anjos(circo) e MeiaTrupe(circo). Ministrou aulas de dança no Programa de Iniciação Artistica – PIA e Projeto Dança (Unesco)
Clara Gouvêa
Bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP. Bailarina, criadora e professora, integra as cias: Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros (desde 2006) e a Balangandança Cia (desde 2011). Desenvolveu trabalhos junto a Gisele Petty, Marta Soares, Alice K, entre outros. Atualmente também é artista convidada do Núcleo Cinematográfico de Dança no espetáculo “O que resta de quatro” (2010/2011).
Isabel Monteiro
Isabel Monteiro é bacharel em dança pela Unicamp. Foi integrante da Companhia Perdida dirigida por Juliana Morais ao longo de seis anos. Participa da criação e apresentação de Deslocamentos com direção de Marta Soares desde 2014. Integra a Balangandança Cia desde 2014 nos espetáculos Ninhos e Álbum das Figurinhas. Também é professora de dança para crianças e adultos.
Ciro Godoy
Ciro Godoy é dançarino e musico, brincou muito durante toda sua infância, na rua, na mata, na praça, no quintal, e ainda adora brincar. Se formou em Biologia no ano de 2001. Desde 1999 pesquisa o Kempo, prática corporal ancestral, inspirada no movimento dos animais, nos ritmos da Natureza e no arquétipo do guerreiro. Foi através do Kempo, que em 2004, começou suas Pesquisas Artísticas em Dança Contemporânea, Contato Improvisação, Aikido e Improvisação Dança Teatro. É integrante da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros desde 2006 e durante 6 anos fez parte da Cia. Oito Nova Dança. Também realiza trabalhos em Preparação Corporal, Cenografia e Ilimunação Cênica.
Fazem parte da história desta Companhia os artistas: Lilian Vilela, Alexandre Peck, Cristian Duarte, Heloisa Domenici, Flavia Abdhalla, Sabine Marien, Anderson Gouvêa (Ders), Maristela Estrela, entre outros.
Que bacana dafne, que projeto lindo…é a sua cara!
SAUDADES e vc ta bem?
beijinhoss
marilu
É sim, Mari. Na verdade o que dá corpo ao projeto é a visão norteadora da Georgia (Diretora) e a cara e de muitas pessoas especiais que passaram pela Cia, a de outras que estão chegando e a das crianças que me fazem crer enquanto danço que o tempo anda mais a favor do que contra agente.
Saudades tb.
bjss
Dafne
Dafne querida,
O blog está, antes de mais nada, lindo!
Acho esse trabalho de vcs bacanérrimo e fundamental, em tempos absurdos como os atuais.
Espero que vcs consigam tudo o que projetaram!!!
Bjs gdes
Ivana Mihanovich
ps: vou colocar o link de vcs no meu blog, para ajudar na divulgação.
Uia que bonito!!! Vou divulgar no meu “brogue”… Parabens, Coré, Corelino!!! and at all…
oi pessoal
eu sou da escola edméa attab aquela que vcs apresentaram foi mt legal gostei mesmo mas queria que vcs divulgassem meu desenho ! voltem aqui qualquer dia a nossa escola espera alegre
Boa tarde, sou professora de Dança da rede municipal de Juiz de Fora e nesta cidade, felizmente, a dança e outras artes têm espaço no âmbito educacional. O trabalho ainda é extra-curricular e os alunos optam por fazer ou não. Aos poucos estamos lutando para mudar este quadro. Temos uma média de 20 professores atuando em aproximadamente 40 escolas, o que faz desta cidade um diferencial com relação ao espaço para dança na educação. Gostaria de saber como poderíamos conhecer o trabalho de vocês e aprender um pouco. Caso estejam escrevendo para editais de circulação ou outros que também contemplem formação (oficinas, residencias, conversas, etc.) gostaria muito que Juiz de Fora estivesse no roteiro. Também sou bailarina da Ekilíbrio Cia. de Dança e nossas pesquisas também caminham nesta direção. Obrigada!!! Abraço!
Olá Tatiana,
Nós da Balangandança Cia. adoraríamos ir para Juiz de Fora. Obrigado pelo contato e assim que tivermos a oportunidade de nos inscrevermos em um edital de circulação nacional, não deixaremos de pensar em vocês! A Balangandança Cia. está com uma série de atividades neste mês de janeiro e fevereiro, nos dias 01,02 e 03/02 esteremos realizando o nosso IV Fórum “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança no Itaú Cultural, parceiro há 4 edições. Acesse nosso site e blog e tenha veja os textos das duas últimas edições do Fórum e a transcrição integral do evento.
Abraços e até já!
Balangandança Cia.
Obrigada pelo contato! Fiquei bastante feliz! Já me antecipei na leitura das transcrições e dos textos de oficinas e debates. Gostaria de deixar registrada minha satisfação em poder “participar” do Forinho através destas estratégias de registro, achei incrível! Levarei a resposta para a Sec. Educação, a fim de estreitar os laços e já irmos pensando em possíveis parcerias. Estamos aguardando vocês!!! ESTAMOS MEEEEEESMO aguardando vocês! Abraços fraternos. Tatiana
Olá Tatiana,
Nesta semana estaremos postando o texto da transcrição do IV forinho. Acompanhe o a discussão e o que foi dito pelos participantes. É uma alegria ter seu retorno e saber que nosso trabalho leva movimento a outros lugares. Seguimos em contato! Mês que vem estreiaremos um trabalho novo, Chamado “Ninhos”; também estamos postando reflexões e comentários do processo no blog. Oxalá, possamos circular com os trabalhos e compartilhar de danças e pensamentos sobre o Brincar, a Dança, a Criança, a Improvisação e tantos outros temas que mantém a nós e muitas pessoas pesquisando e produzindo arte.
Abraços da Balangandança Cia.