VI Fórum “forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança”: MESA e EXTENSÕES.
No dia 28 de março, em parceria com o Itaú Cultural a Balangandança Cia., que comemora 20 anos de existência, apresentou o 6º forinho, com os temas: o Brincar, a Improvisação e a Dança.
Idealizado e realizado pela Balangandança Cia., o 6º Fórum “ forinho: o Brincar, a Improvisação, e a Dança para crianças”, é uma das ações do projeto “Presente! vaivém do tempo“ contemplado pelo 21º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2016, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Na celebração de 20 anos de Balangandança Cia., o forinho é um convite a somar e dividir pensamentos, questões e informações inerentes ao trabalho da Balangandança que desenvolve um trabalho pioneiro de pesquisa e criação de dança contemporânea para crianças.
Com o apoio do Itaú Cultural, o Fórum MESA chega a sua sexta edição, prolongando-se em suas EXTENSÕES com a palestra “Caminhos da Pesquisa: Dança em Jogo” e salienta a importância de realizar pontes entre a teoria e a prática, fomentando discussões junto a profissionais das áreas de arte, cultura, infância e educação.
O “VI forinho” é uma proposta de continuar um debate iniciado em 2010, e que vem tendo grande repercussão e demanda de público em suas cinco edições, todas realizadas em parceria com o Itaú Cultural.
Acesse nesta página as transcrições das edições anteriores e os textos desta edição.
MESA
o Brincar : Adriana Friedmann (São Paulo/SP)
“As camadas mais profundas do Brincar”
O brincar tem sido estudado, analisado, divulgado durante décadas como uma importante área de conhecimento e de VIDA, tanto para as crianças quanto para os adultos: a su importância do brincar para o desenvolvimento integral, para a expressão autêntica do ser humano, para o resgate de patrimônios lúdicos, dentre outras abordagens. O brincar tem uma importância e significados mais profundosque dizem respeito ao seu simbolismo, à manifestação da essência que cada ser humano expressa ao brincar; e a revelação de diversidade de culturas expressas no ato do brincar.
Adriana Friedmann, Doutora em Antropologia (PUCSP), Mestre em Educação (UNICAMP) e Pedagoga (FEUSP) é especialista nas temáticas da infância e linguagens expressivas. Criadora do Mapa da Infância Brasileira e autora de vários livros. http://www.mapadainfanciabrasileira.com.br e do NEPSID – http://www.nepsid.com.br – (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento).
Texto: “As camadas profundas do brincar” – Adriana Friedmann –https://drive.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOZmlOVXNGcm5TMzA
a Improvisação: Jussara Miller (Campinas/SP)
“Improvisação: impulsos em um processo criador”
Reflexões sobre a linguagem da improvisação como um caminho para o fazer artístico e pedagógico com autonomia investigativa para ancorar e alavancar a pesquisa do corpo em movimento. Os impulsos que emergem da improvisação como experiência e procedimento de trabalho corporal com enfoque na processualidade do corpo que dança.
Jussara Miller, Doutora, Mestre em Artes e graduada em dança (UNICAMP), é professora da Técnica Klauss Vianna na Pós Graduação da PUC-SP. Dirige o Salão do Movimento em Campinas/SP e é autora de vários livros.
Texto: “Improvisação: impulsos em um processo criador” – Jussara Miller –https://drive.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOUnVKWHpNUmJqMlU
a Dança para crianças: Florencia Delgado (Montevideo/Uruguai)
“Processos criativos em Dança para crianças/ Projeto VERDANZAR”
Reflexões sobre os processos e ações em Dança que desenvolvemos com os projetos “Provocaciones” e “De Paso” que dialogam entre o cênico e o pedagógico. Ambos os projetos dedicam-se a gerar espaços e ações diversas para o desenvolvimento das artes cênicas e da Dança para crianças e jovens com interesse na transmissão de ferramentas que a Dança nos apresenta para o autoconhecimento, compartilhando estes saberes com a comunidade. Acesse: http://verdanzar.blogspot.com.uy/
Florencia Delgado Criadora e gestora em Dança Contemporânea. Coordena diversos projetos criando encontros latino-americanos e novos espaços artísticos e pedagógicos de dança para crianças.Dirige os projetos: Encuentro/Festival ENREDANZA , coordena o Projeto Plataforma de criação e circulação para crianças e jovens VERDANZAR.
http://www.enredanza.com/, http://verdanzar.blogspot.com.uy/, http://cuerpoenlaescuela.blogspot.com.uy/
Texto: “Habilitar para habitar la experiencia del cuerpo” – Florencia Delgado – https://drive.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOWGY1RThDdnhyYWc
Mediação: Georgia Lengos
Georgia Lengos, graduada em Dança (UNICAMP) é criadora e diretora da Balangandança Cia. Foi colaboradora do Estúdio Nova Dança, da Cia Oito Nova Dança e professora do Colégio Oswald de Andrade. Curadora de programações e autora de textos na área.
PALESTRA
Palestra “CAMINHOS DA PESQUISA: a Dança em Jogo”
O olhar e a escuta da/pela criança permeando processos criativos e transformadores da linguagem artística da Balangandança Cia..
Momento de encontro e reflexão com a Balangandança Cia. sobre sua pesquisa para/com crianças que enfoca em particular o processo de criação do espetáculo “Dança em Jogo” exercícios cênicos. Processo realizado entre 2009 e 2013 que resultou em um trabalho improvisado cenicamente sem estruturas pré-definidas. A pesquisa, as variáveis, coloridos e repercussões serão compartilhados tendo como viés a presença da criança durante o processo e produto.
Com Georgia Lengos e integrantes da Balangandança Cia.
O 5º Fórum “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança, foi realizado no dia 27 de outubro de 2015 no Itaú Cultural (Instituição parceira desde a primeira edição). Essa ação fez parte do projeto“Cabeceiras: onde nascem os rios e repousam as cabeças”, contemplado pelo XVIII Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. O 5º Fórum MESA, teve como convidados especiais para falar e discutir sobre os temas propostos as pesquisadoras Lidia Hortélio (Salvador/BA), Dudude Hermann (Belo Horizonte/MG) e Andréa Fraga (São Paulo, SP), a mediação foi de Georgia Lengos / Balangandança Cia.
Acreditando na importância de realizar pontes entre a teoria e a prática e fomentar espaços de diálogos junto aos profissionais da arte, cultura, infância e educação, disponibilizamos o vídeo do evento. Acesse.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Com o apoio do Itaú Cultural para o Fórum MESA, reunimos no dia 27 de outubro, convidados especiais para falar e discutir sobre os temas propostos. Ainda nesta programação realizamos a palestra “Caminhos da Pesquisa” da Balangandança Cia., salientando a importância de realizar pontes entre a teoria e a prática no trabalho em andamento, fomentando, assim, discussões junto aos profissionais da arte, cultura, infância e educação. A palestra aconteceu às 15h e a MESA às 19h na Sala Multiuso. É necessário retirar ingressos 30 minutos antes de cada atividade.
Com a proposta de viabilizar mais espaços de trocas e diálogos durante o projeto, aconteceu o “forinho EXTENSÕES” com oficinas e palestras. As EXTENSÕES buscaram propiciar mais tempo para aprofundar reflexões e vivências referentes à infância, arte e formação por meio do corpo, do movimento, do brincar e da improvisação, envolvendo diferentes públicos.
Para acessar os textos da MESA 2015 e as transcrições e textos das edições anteriores, navegue nesta página.
MESA 2015
o Brincar : Lidia Hortélio (Salvador/BA);
“NO PRINCÍPIO ERA O VERBO”…
e o verbo é movimento.
Configurações do Tempo/Espaço nos Brinquedos de Criança: reflexões sobre a linguagem de movimento na Cultura Infantil.
Textos: De onde vem aquela menina e A vida sem fim das boas histórias
Lydia Hortélio
Nasceu em Salvador/BA, onde vive. Passou a infância em Serrinha, sertão da Bahia. Formação em Música: Piano, Educação Musical, Etnomusicologia. Dedica-se à pesquisa e documentação de Música da zona rural e Cultura da Criança no município de Serrinha, na busca de BRASIL e de uma Educação com identidade cultural.
Livros: Uma Experiência em Educação, História de Uma Manhã, O Presépio ou O Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro.
Discos: Abra a Roda, tin dô lê lê…, Ô, Bela Alice… O Presépio ou O Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro.
a Improvisação: Dudude Herrmann (Belo Horizonte/MG)
” Improvisação como estratégia de invenção “
Abrir questões sobre a linguagem da improvisação em dança como base e fundo de trabalhos cênicos e abordar a potência desta linguagem e sua conexão direta com a vida. Arte e Vida atadas, amalgamadas, intrínsecas, experiências continuadas. Vida como fonte para o improvisador.
Textos: SOBRE DESEJOS E IDEIAS e O BRINCAR, IMPROVISAR E A DANÇA
Dudude Herrmann
Nasci em Muriaé (Zona da mata Mineira que agora poderia ser renomeada de zona do pasto, pois a mata já se foi há muito) que quer dizer em tupi guarani “morri aí” logo vim parar em B.Horizonte,“montanhas com inspirações barrocas” deste lugar aprendi a olhar o mundo, estudei dança em um espaço especial nos anos 70 o TransForma Centro de Dança Contemporânea, desde então não parei mais. Atuo como bailarina, coreografa , professora, diretora de espetáculos, improvisadora, performer e outros desdobramentos que a habilidade com o dançar proporciona. Vivo e trabalho entre BH e Casa Branca , uma pequena cidade distrito de Brumadinho, trabalho lá e cá, ando pelo mundo, mantenho minha curiosidade ativa, porque gosto de saber do outro.
www.coisasdedudude.blogspot.com.br
a Dança para crianças: Andréa Fraga (São Paulo, SP)
A dança da criança
Que expectativa temos ao apreciar a dança feita pelas crianças? Depende a princípio de como vemos a criança e concebemos a dança\arte. Pode parecer óbvio, porém a partir de diferentes olhares podemos dar espaço ou não às produções das crianças e até mesmo enxergar ou não a sua arte.
Texto: A CRIANÇA, A ARTE, E A DANÇA
Andréa Fraga
Artista-professora de dança e diretora da EMIA-SP | Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo. Foi formadora de professores da educação infantil e de arte-educadores. Fez parte do Grupo Lagartixa na Janela até 2014. É mestre em Artes pela ECA-USP.
Mediação: Georgia Lengos / Balangandança Cia.
Georgia Lengos
Graduada em Dança pela UNICAMP, criadora e diretora da Balangandança Cia. Desde 1989, desenvolve trabalhos com dança contemporânea e educação e ministra cursos para crianças e capacitação de educadores. Colaboradora do Estúdio Nova Dança desde sua criação, atuou como professora e integrante das Cia Nova Dança e da Cia Oito Nova Dança (1995-2011). Foi professora de dança curricular do Ensino Fundamental II do Colégio Oswald de Andrade, São Paulo (2000 /2012), curadora de programações e autora de textos voltados à Dança para Crianças.
PALESTRA
Palestra “CAMINHOS DA PESQUISA”
O olhar e a escuta da/pela criança permeando processos criativos e transformadores da linguagem artística da Balangandança Cia..
Momento de encontro e reflexão com a Balangandança Cia. sobre sua pesquisa para/com crianças nestes 18 anos. Os caminhos trilhados pela Cia em sua trajetória são compartilhados tendo como viés a presença da criança em seus processos e produtos artísticos.
Destinada aos profissionais e estudantes de dança, artistas, educadores e ao público em geral, que tenham interesse em compartilhar de um trabalho continuado de pesquisa em dança especificamente voltado para o público infantil, e que discute Corpo, Movimento, Imaginação e Espaço na infância.
Com Georgia Lengos e integrantes da Balangandança Cia.: Alexandre Medeiros, Alan Scherk, Clara Gouvêa, Ciro Godoy, Isabel Monteiro.
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IV Fórum – “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança – 2014
Acesse gratuitamente os textos disponíveis das edições anteriores e a transcrição na integra do que aconteceu no IV “forinho” em 2014: IV Fórum forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança
Em Fevereiro o Itaú Cultural recebe o “forinho”: um espaço de troca sobre dança contemporânea para crianças a fim de discutir temas relevantes da dança, da educação e da infância.
Idealizado e realizado pela Balangandança Cia., o Fórum “forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança para crianças”, é uma das ações do projeto “ninhos”, contemplado pelo XV Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2013, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Um convite a somar e dividir pensamentos, questões e informações inerentes ao trabalho da Balangandança Cia., que há 17 anos desenvolve um trabalho continuado de pesquisa e criação de dança contemporânea para crianças.
Com o apoio do Itaú Cultural, o Fórum chega a sua quarta edição e se amplia para além do forinho/debate com uma programação que une fruição, formação e reflexão.
Apresentações, oficinas, encontros e o forinho/mesa com convidados especiais, salientam a importância de realizar pontes entre teoria e prática, e fomentam discussões sobre movimento/corpo/dança junto a profissionais das áreas de arte, cultura, infância, educação e do público em geral.
forinho/mesa: o Brincar, a Improvisação, e a Dança para crianças
Com Marcos Ferreira dos Santos, Cristian Duarte, Daráina Pergnolatto e mediação de Georgia Lengos.
O Brincar: Brincagogia Dançante com Marcos Ferreira dos Santos
Texto: https://drive.google.com/file/d/0By0j5j-QsxbkMkNKcmFvUVYxRG8/edit?usp=sharing
Brincadeira etimológica para discutir a educação/formação da criança.
Marcos Ferreira é pedagogo, folklorista, e arte-educador. Professor de mitologia comparada, FE-USP , doutor em filosofia da educação (FE-USP), pós-doutoramento em hermenêutica simbólica (bilbao, euskalherria), livre-docente em cultura & educação,FE-USP, cultivador de bonsai tropical e penjing.
A Improvisação: De outras formas com Cristian Duarte
Texto: https://docs.google.com/document/d/1NXZx-eKukn2E4zcyU1BFeuI2S7Jq5qHGsL7-I85saRM/edit?usp=sharing
Como treinamos hoje para improvisar? Que outras formas, ferramentas e/ou atualizações podemos identificar em nossas práticas quando nos colocamos em situação para improvisar?
Cristian Duarte é graduadopela P.A.R.T.S. Performing Arts, Research and Training Studios/Bruxelas (2002).Foi colaborador do Estúdio e Cia. Nova Dança entre (1994-2000). Coordena o projeto de residência artística LOTE, em sua terceira edição subsidiado pelo “15º Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo”.
A Dança para crianças:a hora em que o movimento vira dança com Daraína Pergnolatto
Texto: https://drive.google.com/file/d/0By0j5j-QsxbkSEdMVjR5VXRxMUk/edit?usp=sharing
O movimento pode ser livre, natural e consciente?
Como o educar pode se tornar mais fácil, prazeroso e transformador?
A dança/arte do movimento, metodologia desenvolvida por Maria Duschenes (baseada em RudolfLaban) propõe a experimentação livre e consciente do movimento natural, promovendo o restabelecimento do equilíbrio interno e integração entre intelecto, emoção e movimento.
Daraína Pergnolatto é discípula de Maria Duschenes, dançarina, educadora do movimento, pesquisadora das culturas populares brasileiras. Coordena e fomenta atividades culturais nas ONGs Guaimbê – espaço e movimento criativo e Flor de Pequi –brincadeiras e ritos populares, em Pirenópolis-GO.
Mediação de Georgia Lengos: bailarina graduada em Dança pela UNICAMP e diretora da Balangandança Cia.. Desde 1989, desenvolve trabalhos com dança contemporânea e educação. Foi colaboradora do Estúdio Nova Dança, integrando como co-criadora a Cia Nova Dança (1995/2000) e a Cia Oito Nova Dança (2000/2011). Foi professora de dança curricular do Ensino Fundamental II do Colégio Oswald de Andrade, São Paulo (2000 /2012).
Dia 03/02 – Das 19h às 22h – Sala Vermelha
Conversas entre dançantes para crianças
Um encontro entre a Balangandança Cia. e profissionais que já vem trabalhando em pesquisa e criação de dança para crianças, a fim de estabelecer um diálogo sobre questões específicas desta escolha. Com os grupos: Giz de Cena, Lagartixa na Janela e Confraria da Dança.
Dia 03/02 – das 14h ás 17h – Biblioteca
COMPANHIA GIZ DE CENA
Desde 2005, a Companhia Giz de Cena realiza uma pesquisa em dança que investiga uma linguagem para crianças, com foco na transformação do movimento brincado em movimento dançado, do movimento dançado em movimento brincado, e no diálogo da dança com a música.
Minibio do diretor:
Lívia Império é bacharel e licenciada em dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2003 vem atuando no universo da dança para crianças, como arte-educadora intéprete-criadora e produtora. Co-criadora da Companhia Giz de Cena (2005), nela atua como criadora-intérprete, produtora e diretora geral.
Ficha técnica
Direção geral e produção: Lívia Imperio
Direção cênica – “Levadas da Breca” e “5 Dançadeiras…”: Elizabeth Menezes
Direção cênica – “Meio-dia Panela Vazia”: Sandra Cavallini
Intépretes-criadoras: Cristina Bosch, Gisele Penafieri, Lia Mandelsberg, Lívia Império, NôStopa, Rita Maria
Técnicos de som: Felipe Malta e Ricardo Leite
Técnico de luz: Igor Ferreira
Assistente de produção: Jacqueline Rodrigues
Links
“Meio-dia Panela Vazia”
http://www.youtube.com/watch?v=X-MXvuG1ZLE (clip + parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=wTwEmmiJOrQ&feature=relmfu (parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=dUqecTc2LSI&feature=relmfu (parte 3)
“5 Dançadeiras…”
Clip
http://www.youtube.com/watch?v=8sGS1_mYkj4&feature=relmfu
Integra
http://www.youtube.com/watch?v=60jXzyOfRdA&feature=youtu.be
LAGARTIXA NA JANELA
Lagartixa na Janela
Coordenado por Uxa Xavier – artista e educadora da dança –tem como proposta a pesquisa e aprofundamento dos estudos sobre a criação cênica e educação em dança contemporânea para crianças. Desde 2010, o grupo investiga as relações de interface entre as linguagem da dança e o espaço urbano, tendo como público alvo o universo infanto-juvenil.
Minibio do Diretor:
Uxa Xavier é artista, professora e pesquisadora da Dança, Uxa Xavier é especialista no Método Laban pela USP e Membro da CID – CouncilInternational Dance/ Unesco. É curadora de dança no projeto Casas de Cultura e Cidadania AES/Eletropaulo. Realiza continuamente projetos na área de dança/ criação e educação, como diretora do grupo Lagartixa na Janela, que representa suas ações em performances, palestras e cursos que tenham como tema a criança, o adolescente e a dança em suas diversas manifestações.
Vídeo
“Poemas Cinéticos” http://vimeo.com/81437771
Ficha técnica
Direção Artística: Uxa Xavier I Interpretação e criação: Aline Bonamin, Andrea Fraga, Barbara Schil, Suzana Bayona, Tatiana Cotrim e Thais Ushirobira I Produção: Talita Bretas
A CONFRARIA DA DANÇA
A CONFRARIA DA DANÇA fundada por Diane Ichimaru e Marcelo Rodriguesem 1996 na cidade de Campinas/SP, direciona seus projetos à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais para públicos infantil, adulto e terceira idade. Estes acumulam premiações da FUNARTE/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, Associação Paulista dos Críticos de Arte, entre outros.
E os links de vídeos/espetáculos:
“Sem Fim”: http://youtu.be/sKR07QmTzz4
“Mirabolante”: http://youtu.be/paUH7gjiYd0
“Brinquedos e Inventos para Dançar”: http://youtu.be/SHw3YE6eYhQ
“Adverso”: http://youtu.be/6p8YX3gFxS0
“Carta para não mandar ou Cantiga interrmpida”: http://youtu.be/AffUsR2RNYw
OFICINA: CRIANDANÇA
Com Daraína Pergnolatto
Criandança – a espontaneidade da criança que dança ou a hora em que o movimento vira dança.
Criandança é uma oficina de dança/arte do movimento, metodologia desenvolvida por Maria Duschenes (Rudolf Laban) que propõe a experimentação livre e consciente do movimento natural, promovendo o restabelecimento do equilíbrio interno e integração entre intelecto, emoção e movimento.
A oficina será oferecida a educadores e professores em um dia e para pais e seus filhos no outro, numa demonstração de como o educar se torna mais fácil, prazeroso e transformador, se este processo se der por meio dos movimentos naturais e das necessidades específicas de cada indivíduo e cada grupo.Daraína é discípula de Maria Duschenes, dançarina, educadora do movimento, pesquisadora das culturas populares brasileiras e coordenadora e fomentadora de atividades culturais nas ONGs Guaimbê – espaço e movimento criativo e Flor de Pequi – brincadeiras e ritos populares (GO).
Para educadores: – Dia 01/02
Para pais e crianças -Dia 02/02
OFICINAS – Dias 01 e 02 de Fevereiro
APRESENTAÇÕES:
Dia 01 de Fevereiro às 11h e 17h
Dia 02 de Fevereiro às 17h
# 2 Work in progress “ninhos” performance para grandes pequenos – (Trabalho em processo).
Balangandança Cia. – São Paulo
Sinopse
Vai… evem. Voa, salta, corre. Volta: para o aconchego, o alimento, a segurança.
Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para os vôos, descobertas, passeios. Brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais remetendo à similaridade entre movimentações de diferentes espécies. Neste jogo, os ninhos são os espaços de recolhimento onde são fortalecidas relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para a criança.
A performance – ainda em processo de criação – tem a intenção de aproximar a criança de uma dança contemporânea focada principalmente no corpo e no movimento, colocando a presença da natureza desse corpo/ninho em evidência.
“Essa pesquisa coreográfica foi desenvolvida com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2012/2014”
Ficha técnica
Concepção e Direção: GeorgiaLengos.
Criadores-intérpretes: Dafne Michellepis, Alexandre Medeiros, Maristela Estrela, Alan Scherk, Clara Gouvêa.
Música ao vivo: Coré Valente
Orientação Corporal: Ciro Godoy – Kempô e Alex Ratton – Contato Improvisação.
Cenografia: GeorgiaLengos
Figurinos: Dafne Michellepis
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 40 minutos
Balangandança Cia.
A Balangandança Cia. pesquisa e cria dança para crianças há 17 anos. Um trabalho continuado e pioneiro que articula a pesquisa de linguagem corporal e estética com propostas didáticas, resultando em uma concepção específica sobre o assunto. Nela, o corpo, o brincar, a reflexão e o respeito pela criança são eixos norteadores. A Cia. também realiza diversas ações que fomentam a produção e discussão na área.
Dia 01 de Fevereiro às 17h.
Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Paraíso.
Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o Itaú Cultural.
III Fórum – “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. 2012.
O “III forinho” – Fórum de debates sobre infância, corpo, brincadeira, dança e improvisação, é uma das ações que integra o projeto “Álbum de figurinhas – danças para colecionar”, contemplado pelo 12º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2012. Neste ano tivemos o prazer de contar com a participação de Cristiane Paoli Quito (SP) falando sobre a Improvisação, Ganghy Piorski Aires (CE) sobre o Brincar e Uxa Xavier (SP) sobre a Dança para crianças. Georgia Lengos, diretora da Balangandança Cia. foi responsável pela mediação deste encontro.
O “III forinho” aconteceu no dia 10 de outubro às 19h na Sala Vermelha do Itaú Cultural.
Mas…o debate e reflexão do III forinho continua aqui neste blog! Acesse aos textos dos convidados desse ano e acompanhe mais de perto as discussões que vêm permeando a pesquisa que a Balangandança Cia. desenvolve há 15 anos.
Reflita, relacione, questione, coloque o que pensa para jogar esta discussão lá para o alto…
Sejam bem-vindos!
Sobre a Improvisação: Improvisação e Processo Criativo
O que caracteriza a Improvisação? Pode-se definir? O pensamento que sustenta o improvisar e a Improvisação nos processos criativos enquanto processo e produto.
Cristiane Paoli Quito é diretora da Cia. Nova Dança 4 e de espetáculos de Artes Cênicas voltados para o horário infantil. É professora de Interpretação e Improvisação da Escola de Artes Dramáticas-EAD/ECA-USP.
Texto de Cristiane Paoli Quito – Sobre a Improvisação:
https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOalZpS3RpLXNHSFU
Sobre o Brincar: a Criança, o Corpo do Mundo e o Brincar
A fantástica, o sonho e o brincar são, na criança, uma mesma substância de juntura do corpo do mundo com seu corpo brinquedo, sua imaginação plástica de habitar.
Gandhy Piorski Aires é Artista Plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais.
Texto de Gandhy Piorski Aires (Esse texto foi patrocinado pela UNILEVER)
https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOZkNDRXZneUtPSFE
Sobre a dança para crianças: Brinca e Dança. Dançar e Brincar
Como a estrutura de uma brincadeira pode se transformar em matriz para um processo de criação em dança com crianças.
Uxa Xavier é especialista no Método Laban, membro da CID,Council International Dance Unesco. É professora de Dança para crianças e ministra workshops e oficinas para professores e dançarinos sobre o tema criança/dança/educação e criação.
Texto de Uxa Xavier – Sobre a Dança para crianças:
https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOcUMyUlVieFdZRk0
Os textos são aqui disponíveis em sua integra, como enviados pelos autores
Mediação de Georgia Lengos, diretora e coordenadora dos projetos da Balangandança Cia.
O III Fórum “forinho”
“forinho” é uma proposta de continuar a refletir e debater a Dança, o Brincar e a Improvisação. Iniciado em 2010, teve grande repercussão e demanda de público, com lotação nas duas edições realizadas em parceria com o Itaú Cultural.
O primeiro “forinho” fez parte do projeto “Dança em Jogo” (2010) e contou com a participação de Maria Amélia Pereira, que falou sobre o Brincar, com Beth Bastos, que abordou o tema Dança para crianças e com Ana Teixeira, falando sobre Improvisação. Integrou a programação de Dança para crianças do Itaú Cultural em junho de 2010.
A segunda edição contou com Renata Meirelles, que falou sobre o Brincar, com Lenira Rangel, que abordou o tema Dança para Crianças e com Helena Katz, falando sobre Improvisação. A mediação foi de Georgia Lengos e aconteceu em outubro de 2011. Os textos que serviram de base para as explanações das convidadas estão disponíveis aqui no Blog, assim como a transcrição integral do II Forinho.
O debate está aberto e aqui disponível para reverberar. Voltado para profissionais das áreas de dança, arte, cultura, infância e educação o “III forinho” pretende ampliar as discussões, reflexões e diálogos para além do trabalho da Balangandança Cia.
Acesse gratuitamente os textos disponíveis das duas edições e a transcrição na integra do que aconteceu no III “Forinho” em 2012:
https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOSW5UdjdYa1BVSzA
II Fórum – “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. 2011.
Acesse a transcrição na integra do que aconteceu no II “Forinho”:
Texto de Renata Meirelles – Sobre o Brincar
Texto de Lenira Rengel – Sobre a Dança para Crianças
Texto de Helena Katz – Sobre a Improvisação
Fórum e Oficinas 2011.
O projeto “Gira Gira, Balangandança em Movimento”, contemplado pelo X Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2011 propôs uma série de encontros que começaram com o II Fórum: “Forinho”, e se estenderam em forma de oficinas, salientando a importância de realizar pontes entre a teoria e a prática e fomentando uma discussão que abordou os temas da dança para crianças, da infância e educação, disseminando, assim, pensamentos e práticas.
A Balangandança Cia. entende que a improvisação é o procedimento de dança contemporânea que mais se aproxima do brincar. Olhando sobe este ponto de vista, a Cia. vem desenvolvendo sua pesquisa atual, que se difunde e amplia através da interlocução com públicos diversos nas ações propostas.
II Fórum – “Forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança – 25/10/11 – Itaú Cultural – 19h às 22h.
Acesse o link e confira:
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1735
Nessa segunda edição, o “Forinho”, constituiu-se como um espaço de reflexão, com a participação de convidados nas respectivas áreas. Visou ampliar e aprofundar relações possíveis entre os temas, relacionando-os ao universo infantil e ao contexto contemporâneo, para além do I “Forinho” e do trabalho da Balangandança Cia.
Sobre o Brincar: Renata Meirelles
Sobre a Improvisação: Helena Katz
Sobre a Dança para crianças: Lenira Rengel
Mediação: Georgia Lengos / Balangandança Cia.
Voltado para profissionais e estudantes das áreas de dança, arte, cultura, infância e educação.
O Brincar: Renata Meirelles
Nesse encontro apresentou seu olhar para o brincar de crianças das mais diversas regiões brasileiras, em um encontro de semelhanças presentes na diversidade cultural.
Renata Meirelles é educadora, autora do livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti, diretora de filmes sobre a criança brasileira.
Improvisação: Helena Katz
O que acontece no corpo quando ele improvisa? A proposta foi pensar sobre as ignições que fazem o corpo misturar o que ele já conhece com o que ainda não conhece articulando duas situações: 1ª) trabalhando a partir da formação de hábitos; 2ª) propondo a dança como o pensamento do corpo.
Helena Katz é professora no Curso Comunicação das Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC/SP e crítica de dança do jornal O Estado de S. Paulo.
Dança para Crianças: Lenira Rengel
Propôs discutir sobre uma dança que seja para, com e de crianças e que, como adultos, sejamos capazes de entendê-las, o que fazem/pensam/sentem, a partir de seus próprios pontos de vista. Elas têm papel ativo na definição de sua relação com o mundo, da sua própria dança e, nós adultos, contribuímos para a sua formação.
Lenira Rengel é especialista na Arte de Movimento de Rudolf Laban. Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC/SP, Mestre em Artes/Dança, UNICAMP, Bacharel em Direção Teatral, ECA/USP .
Triângulo de Oficinas.
Balangandança Cia. São Paulo. SP
As oficinas tiveram como intuito difundir linguagens trabalhadas, práticas e procedimentos que utilizados pela companhia no trabalho “Dança em Jogo – exercícios cênicos”, aproximando o público do pensamento sobre o corpo, a brincadeira e a dança para crianças, desenvolvido pela Balangandança nestes 15 anos de existência.
A Balangandança Cia. desenvolve desde 1997 um trabalho pioneiro e continuado de pesquisa em dança contemporânea, especificamente voltado para o público infantil, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo.
Unindo arte e educação, a Cia. pesquisa o movimento e o cotidiano lúdico infantil, investigando possíveis relações entre coreografia e improvisação e propõe uma concepção específica sobre o assunto.
Dança em jogo: processos criativos – 26/10/11 – 9 às 12h.
Propõe diversos exercícios e jogos corporais desenvolvidos durante o processo criativo do espetáculo de improvisação “Dança em Jogo – exercícios cênicos” a partir da conexão corpo interno /espaço, de relações entre palavra/imagem/movimento/brincadeira, e de memórias pessoais.
Coordenação: Georgia Lengos
Oficina para bailarinos e estudantes de dança ou áreas afins.
Corpo – percepção e sensibilidade – 27/10/11 – 9h às 12h.
Propôs uma vivência dos participantes baseada no primeiro estágio do desenvolvimento humano. Por meio dos sentidos e da percepção desenvolver a consciência motora e a possibilidade de transformá-la em expressão.
Coordenação: Anderson Gouvêa
Oficina para Bailarinos e educadores.
Brincadeira vira dança – 27/10/11 – 14 às 17h.
Nesta vivência teórico-prática, o adulto foi convidado a refletir corporalmente a importância do movimento e do brincar na formação da criança. O corpo é visto integralmente e imerso em uma relação de trocas constantes consigo e com o ambiente.
Coordenação: Dafne Michellepis e Alexandre Medeiros
Oficina para educadores e interessados na infância em geral.
Pós Oficina “Dança em Jogo – Processos criativos” – 26/10/11
Georgia! Bom dia!!!
Ontem cheguei na oficina um tanto atrasada e fui a primeira a sair, não conseguindo ta na roda pra fechar com todos vocês…
Agradeço muitoooo por assim mesmo (meio que atrapalhada, rs) ter conseguido estar com vocês. um presente mesmo!
a oficina foi muito especial. muito bom de sentir seu cuidado de preparar algo breve – como pedia o tempo posto – e profundo.
admiro e me afino muito com o trabalho da companhia. ver/sentir vocês dançando/brincando é brincar/dançar junto.
beijos e tudibão procês sempre! e que brinquemos/dancemos ad infinitum… :0)
Juliana Bazanelli
Reflexões pós “Forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança em 25/10
Que bom são esses momentos de encontro! Ficam com gosto de quero mais. O formato de palestras é interessante, mas sobra pouco espaço e tempo para discussões mais aprofundadas.
As vezes apareciam algumas lacunas conceituais que confundiam um pouco a articulação das idéias, como, por exemplo, a noção de improvisação no senso comum e como procedimento artístico.
Acredito que a semelhança maior entre a improvisação na dança e a brincadeira na infância está no estado corporal, que é de prontidão e escuta, assim atento e nada tenso, possibilitando um jogo em que as regras são implícitas – acredita-se na mesma coisa “pedra é boi” – e a partir daí o que vai acontecer é decidido a cada instante na relação com o espaço, o outro e o que estiver a sua volta. A diferença está no objetivo, que num caso é criar dança e no outro é puramente brincar.
Vejo esse estado claramente no Dança em Jogo
bjs a todos
Andrea
Andrea. Presença marcante. Presente! Bjs.
[…] E já está no ar a transcrição na integra do II Fórum “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança, realizado no Itaú Cultural em Outubro de 2011. Participação de Renata Meirelles, Helena Katz e Lenira Rengel, com mediação de Georgia Lengos. Para conferir, entrem em: https://dancaemjogo.wordpress.com/forum/ […]
Olá Geórgia, Lenira e Helena,
Um tanto demorada essa resposta mas em tempo de dizer que tive o prazer de ir assistir ao espetáculo “Dança em Jogo” logo em seguida ao nosso encontro.
Nossas reflexões e trocas fizeram ainda mais sentido depois de ter visto o trabalho do grupo.
Vi corpos sintonizados com a criança genuína, com o gesto espontâneo da infância e percebi o quanto é preciso empenho e muita reflexão para assumir isso.
Parabéns Geórgia para você e todo esse time tão bacana e mais uma vez obrigada pela oportunidade de compartilhar essa troca com vocês.
Obrigada Helena e Lenira por trocas tão vivas.
Abraços
Renata Meirelles
[…] isso você pode acompanhar no blog https://dancaemjogo.wordpress.com/forum/, acessando os textos dos palestrantes que serviram de base para nossas discussões. E não deixe de […]
[…] https://dancaemjogo.wordpress.com/forum/ […]
[…] Seguindo esse desejo de compartilhar questões que instigam diversos segmentos da sociedade a dedicar-se à infância, disponibilizamos a transcrição completa do IV Fórum “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. Acesse o Blog Dança em Jogo https://dancaemjogo.wordpress.com/forum/ […]